Nos últimos dias 15 e 16 de outubro, foi realizada em Caucaia, no Ceará, a I Conferência Provincial da Frente Integralista Brasileira no Ceará. Diferente da conferência anterior, do ano passado, que teve caráter Regional, e objetivo primário de reunir os companheiros do Nordeste e suas principais lideranças, a Conferência do Ceará teve como grandes objetivos:

  1. Debater os principais assuntos ligados aos problemas, necessidades e realidades do Ceará, do Brasil e do mundo;
  2. Apresentar estudos integralistas relacionados à questão intelectual, cultural, social, política, econômica, histórica, moral e espiritual do povo cearense e brasileiro;
  3. Formular metas para o desenvolvimento do Sigma no Ceará e em todo o nordeste brasileiro.

Para a realização do evento, a FIB-CE contou com o apoio de dezenas de companheiros de vários pontos do país.

Estiveram presentes integralistas do Rio Grande do Norte e dos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Tabuleiro do Norte, Canindé e Juazeiro do Norte. Como convidado de honra, compareceu o professor Daniel Artur Branco, autor do livro Integralismo: Tradição, Moralidade e Política em Solo Nacional.

No primeiro dia da Conferência, as atividades se iniciaram com a execução do Hino Nacional Brasileiro e, logo em seguida, o discurso de abertura do evento, pronunciado pelo líder dos integralistas cearenses, Carlos Ribeiro. Em seguida, palestrou Jonas de Mesquita, coordenador da FIB potiguar, sob o tema “O Sigma em Marcha”, sendo aplaudido de pé por todos os presentes em um vivo entusiasmo nacionalista. Depois de uma pausa para refeição, foi realizada, pela primeira vez, a nova cerimônia integralista “Tambores Perseverantes”. Findada com o Hino Nacional e a palavra de ordem “pelo Brasil, futura potência entre as potências, que construiremos com a energia do nosso espírito, com a força do nosso coração e com a audácia do nosso braço, três Anauês!”, os membros bradaram entusiasticamente a saudação integralista. Como último ato do primeiro dia de conferência, o Presidente Provincial do Ceará diplomou os integralistas que mais se destacaram no cumprimento do dever.

Os integralistas que mais se destacaram no cumprimento do dever recebem seus diplomas

O segundo dia começou com a palestra “As Origens do Lema Deus, Pátria e Família”, resultado dos estudos do Companheiro Jhonata Lima, Secretário Provincial de Doutrina da FIB-CE. Seguiu-lhe Carlos Ribeiro, versando sobre “O Integralismo e a Guerra Cultural”, com sua visão dos problemas de nossa contemporaneidade e os rumos necessários para o futuro cultural e educacional do povo brasileiro. Subiu então à tribuna o professor Daniel Artur Branco, doutor em filosofia e professor da Universidade Estadual do Ceará, palestrando sobre “Integralismo: Tradição, Moralidade e Política em Solo Nacional”. O distinto orador ressaltou a diferença do Integralismo para o Nazismo e o Fascismo, a história do integralismo no Ceará e seus principais líderes. Após o excepcional estudo, mais uma vez falou o companheiro Jonas de Mesquita, representando dessa vez a Editora Nova Offensiva. Em seu discurso, destacou a importância da editora integralista no elevamento cultural e intelectual do povo brasileiro e fez a exposição dos grandes lançamentos já realizados. Próximo ao encerramento da conferência, discursou o Sr. Adriano Veras, um dos mais brilhantes intelectuais do Integralismo no Ceará.

O professor Daniel Branco palestra sobre seu livro

Ao fim da conferência do Ceará, foram apresentadas as principais metas do Núcleo Provincial do Ceará. Destacamos as seguintes:

  1. Organização de uma Coordenadoria Regional da Frente Integralista Brasileira no Nordeste;
  2. Novos métodos de militância e divulgação do integralismo em redes sociais como saída à intensa censura e perseguição;
  3. Medidas de fortalecimento da logística, estudos e militância integralista no interior cearense;
  4. Reedição de Integralismo: Tradição, Moralidade e Política em Solo Nacional, de autoria do Dr. Daniel Artur Branco;
  5. Expansão celular aos municípios do interior do Ceará e do Nordeste, pela formação e fortalecimento de lideranças municipais.
LEIA TAMBÉM  Integralistas marcham na 18ª Caminhada para Jesus, em Fortaleza

Com essas e outras resoluções, a FIB-CE trabalhará com dedicação e esforço pelo nível político e cultural do povo, que neste momento histórico foi submergido pelos ideais de ruína do materialismo socialista e liberal, pela briga e politicagem dos partidos e pela corrupção sistêmica. Traçando novos rumos e oportunidades para levar o povo aos trilhos do Brasil integralista, a Conferência atingiu todos os seus objetivos.

Carlos Ribeiro
Fortaleza Σ CE

Inscrever-se!
Acompanhar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Este texto aceita comentários!x
()
x