Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Guilherme Jorge Figueira

Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual, publicitário, pesquisador, colecionador e interessado em temas que remetam a história da política nacional. Este espaço tem como principal objetivo resgatar a trajetória do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965).


Saudades e lembranças, tributo ao Integralista Pimentel Junior

Em 2012 o poeta, jornalista, escritor e Vereador José Pires Pimentel de Oliveira Junior, mais conhecido como Zezé Pimentel, completou quarenta e sete anos do seu falecimento. Nascido em Rio Claro - SP, no dia 08 de dezembro de 1905, destacou-se na política regional/nacional durante seu mandato como Vereador pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) no período de 1956-1959, no qual ocupou a Presidência da Câmara Municipal de Rio Claro, tendo como foco a aprovação de inúmeros trabalhos em prol da coletividade.
 
Durante a sua juventude, como inúmeros outros jovens da região, participou assiduamente da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo um dos seus fundadores no interior do Estado, em parceria com o camisa-verde Dr. Godofredo Pignataro Jr. Durante as reuniões profissionais utilizou-se da sua profissão, como ferroviário da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, para difundir a doutrina Integralista na classe operária, onde trazia consigo um pequeno caixote, cujo subia para proferir os discursos em prol da doutrina do Sigma aos presentes.
 
Como jornalista e escritor foi redator-chefe do magazine rioclarense "Novidades"; correspondente das revistas "O Malho", "Careta" e "Fon-Fon" do Rio de Janeiro, além de autor de inúmeros livros de crônicas e poesias, dentre os quais, o livro "Rio Claro tem Petróleo" que projetou o Município nacionalmente fazendo com que o Governo Federal destacasse uma equipe de técnicos da Petrobrás a região.
 
Em 2009 a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do projeto de Lei n°1096 denominou o trevo rodoviário localizado no Km 176,700 da Rodovia Washington Luiz (SP310) de Vereador Pimentel Junior, esta porém não foi a única homenagem, o Estado de São Paulo, como o Município de Rio Claro - SP, colecionam diversos tributos a este ilustre Rioclarense, como a Pinacoteca Municípal Pimentel Junior.

Para maiores informaçoes sobre o PRP, acesse: www.historia-do-prp.blogspot.com 


17/11/2012, 17:42:54



Saudades e lembranças, tributo ao Integralista Pimentel Junior | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..