Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Ives Gandra da Silva Martins Filho

Não concordamos com algumas posições de Ives Gandra da Silva Martins Filho, que reputamos um tanto liberais, e lamentamos o fato de ele ter uma visão bastante equivocada do Integralismo, havendo demonstrado, em sua obra 500 anos de História do Brasil – resumo esquemático,[1] desconhecer totalmente a verdadeira Doutrina e a verdadeira História deste glorioso movimento cívico-político-cultural essencialmente cristão e brasileiro, que, no dizer do Padre Júlio Maria, “em sua doutrina, sua finalidade e em sua organização, é bom e merece o apoio de todos que têm amor a sua Pátria e ao Progresso",[2] e que formou, nas palavras de Gerardo Mello Mourão, o “mais fascinante grupo da inteligência do País”.[3] Concordamos, porém, com muitas das posições desse ilustre magistrado e jurisconsulto e nele reconhecemos o mais douto dentre os possíveis indicados pelo Presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF), assim como o único dentre eles que, seguramente, defenderá, naquele Tribunal, os princípios do Direito Natural, tão violados nestes tempos sombrios em que vivemos.

Reconhecendo em Ives Gandra Martins Filho um católico e patriota sincero, homem de Fé, respeitador das tradições e defensor da Moral e dos Bons Costumes, não podemos deixar de manifestar nossos votos de que o Presidente Michel Temer o nomeie Ministro do STF. Da mesma forma, não podemos deixar de proclamar nosso total repúdio à interminável onda de vergonhosos ataques injuriosos que a maior parte da imprensa do País tem movido contra este insigne magistrado e jurista patrício, cujo único “crime” foi a defesa, no campo da Moral e dos Costumes, daquilo que corresponde não apenas aos valores da esmagadora maioria do povo brasileiro, como também à ordem natural das coisas.[4]

Não podemos concluir estas linhas  sem ressaltar que, a par de sua obra jurídica, de inegável valor, escreveu Ives Gandra da Silva Martins Filho um bom Manual esquemático de História da Filosofia[5] e fez uma excelente tradução do livro Ortodoxia, uma das obras capitais deste verdadeiro gigante do pensamento e do senso comum que foi e é G. K. Chesterton,[6] tendo, ainda, escrito as obras Ética e Ficção de Aristóteles a Tolkien[7] e O mundo do Senhor dos Anéis: Vida e obra de J. R. R. Tolkien,[8] sendo esta última a melhor síntese que conhecemos da rica e fecunda mitologia fundada pelo genial criador da Terra Média.

Fechamos o presente artigo manifestando, uma vez mais, os nossos votos de que o Sr. Dr. Ives Gandra da Silva Martins Filho, que muito honra o nome da ilustre família luso-brasileira a que pertence, possa ingressar no Supremo Tribunal Federal e nele defender, com galhardia, os Bons Costumes e os princípios do verdadeiro Direito Natural.

 Por Cristo e pela Nação!

 Victor Emanuel Vilela Barbuy,

Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira.

São Paulo, 3 de fevereiro de 2017- LXXXIV.

  


NOTAS:

 [1] 500 anos de História do Brasil – resumo esquemático, São Paulo, LTr, 1999.

 [2] O Luctador, 20 de setembro de 1937.

 [3] Entrevista concedida ao Diário do   Nordeste. Disponível em:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=414001. Acesso em 02 de fevereiro de 2017.

 [4] A propósito da injusta onda de ataques de que tem sido vítima o Sr. Dr. Ives Gandra Martins Filho, leia-se o artigo Ives Gandra, e o escândalo da mídia anticristã, de nosso valoroso companheiro César Maciel, publicado no informativo católico Fortaleza Cruzada (https://fortalezacruzada.wordpress.com/2017/01/27/ives-gandra-e-o-escandalo-da-midia-anticrista/) e transcrito na seção de notas do portal da Frente Integralista Brasileira (http://www.integralismo.org.br/?cont=920&ox=12).

 [5] Manual esquemático de História da Filosofia, 1ª edição, São Paulo, LTr, 1997.

 [6] Ortodoxia, Tradução de Ives Gandra Martins Filho, Campinas-SP, Ecclesiae, 2013.

 [7] Ética e Ficção de Aristóteles a Tolkien, Rio de Janeiro, Campus, 2010.

 [8] O mundo do Senhor dos Anéis: Vida e obra de J. R. R. Tolkien, 2ª edição, São Paulo, Martins Fontes, 2006.


04/02/2017, 11:56:13



Ives Gandra da Silva Martins Filho | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..