Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Exposição sobre a história do dinheiro

O Centro Cultural Banco do Brasil (RJ) inaugurou no fim do ano passado a exposição Galeria de Valores, uma exposição permanente no CCBB, com cerca de 2.000 cédulas e moedas, de um total de 38.000 pertencentes ao acervo do Museu Banco do Brasil.

A mostra é composta por quatro salas, a principal delas leva o mesmo nome da exposição e foi criada para apresentar ao público um dos mais importantes acervos de numismática do Brasil. Este novo espaço privilegia a interatividade e tem uma abordagem multimídia que envolve áreas como arte, história e economia.

Entre as diversas notas e moedas que se encontram na sala “Galeria de Valores”, destacam-se as peças mais raras, como uma moeda que traz uma representação da coroação de Dom Pedro I. Foram cunhadas apenas 64 destas moedas porque o então Imperador do Brasil não a aprovou. Há também um raro e valioso exemplar de uma nota promissória da campanha presidencial de Plínio Salgado na década de 50.

Na sala “Brasil” encontram-se outras raridades, como dois florins holandeses, datados de 1646, que são considerados as primeiras moedas onde apareceu escrita a palavra Brasil. Há também curiosidades como as moedas em formato de chapéu, canoa, argola, faca, pá ou fabricadas com materiais inusitados como porcelana, couro e ferro.

A ambientação das salas é outro destaque que vale a pena ser observado, ela tem a função de transformar a visita à exposição em uma viagem pela história do dinheiro, conciliando estética e aprendizado. Vale a pena a visita a este que é um dos excelentes e poucos verdadeiros centros de cultura do nosso Brasil. A exposição é gratuita.

Por Jorge Figueira

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro, 3808-2020. Terça a domingo, 10h às 18h. GrátisExposição permanente.


10/02/2009, 11:31:29



Exposição sobre a história do dinheiro | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..