Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Revista História Viva publica artigo sobre o Projeto de Digitalização

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Núcleos Integralistas do Estado do Rio de Janeiro nos últimos meses ganhou um aliado de peso – o Centro Cultural Arcy Lopes Estrella, que está digitalizando, em parceria com a FIB-RJ|NIERJ, milhares de documentos integralistas, das mais diversas épocas.

Este assunto é tema de um artigo publicado na edição de maio da revista de circulação nacional História Viva. uma revista mensal brasileira especializada em História, publicada pela Duetto Editorial desde outubro de 2003. Além dos números regulares, a revista lança periodicamente edições especiais ou séries temáticas com diversos assuntos.

Ainda em maio, os internautas que apreciam história e, mais especificamente, aqueles que se interessam pela história do Integralismo e da década de 30, ganharão um espaço valioso: Um museu virtual, resultado de muita pesquisa e trabalho. O museu virtual surgiu como parte experimental da equipe do Projeto de Digitalização do Acervo e agora ganha fôlego com o apoio garantido pelo Centro Cultural Arcy Lopes Estrella, que manterá o museu em seu portal.

A utilização de tecnologia de ponta em aparelhos eletrônicos portáteis como meio de transmitir informações sobre o Integralismo também foi pensada. O novo Museu Virtual será compatível com as novas tecnologias portáteis, como o iPhone e o iTouch, da Apple, entre outros.

Com apenas um clique, o usuário poderá acessar fotografias sobre o Integralismo e contar com as respectivas informações no verso da foto, também está sendo pensada a integração do museu virtual com a galeria do PDA no Flickr, onde o usuário poderá comentar sobre as imagens. A meta é que todas as informações sejam disponibilizadas nas versões português, inglês e espanhol.

A iniciativa pode ser considerada inovadora e pioneira no país, pelo fato de o Integralismo ser o primeiro movimento político a disponibilizar grande parte de seu acervo aos cidadãos do mundo, além de contribuir com o resgate de parte muito significante da história do Brasil. O acervo também incluirá as recentes doações da Academia Brasileira de Letras à FIB-RJ.


LIGAÇÕES EXTERNAS:
Revista História Viva: www.historiaviva.com.br

Centro Cultural Arcy Lopes Estrella: www.arcycultura.org.br


07/05/2009, 18:50:31



Revista História Viva publica artigo sobre o Projeto de Digitalização | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..