Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



I Conferência Nacional Distributista e 130 anos de Gustavo Barroso

No último dia 24 de novembro foram realizados, no auditório da Associação Paulista de Imprensa (API), em São Paulo, dois memoráveis eventos, ambos organizados pela Frente Integralista Brasileira (FIB), em parceria com a Liga Distributista do Brasil e a Associação Brasileira de Cultura (ABC). O primeiro de tais eventos foi a I Conferência Nacional Distributista e o segundo deles uma homenagem a Gustavo Barroso nos cento e trinta anos de seu nascimento.

O Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira, Victor Emanuel Vilela Barbuy, presidiu os eventos e, tendo iniciado o primeiro deles com uma saudação aos participantes deste, passou a palavra ao Sr. Danilo Allan de Assis, Presidente municipal e provincial da FIB em São Paulo e, assim como Victor Emanuel Vilela Barbuy, membro-fundador da Liga Distributista do Brasil.

O Sr. Danilo Allan de Assis fez uma belíssima palestra a respeito do Distributismo e de seus princípios e, em seguida, devolveu a palavra ao Professor Vilela Barbuy, que então procedeu à leitura do monumental Manifesto da Liga Distributista do Brasil, de sua autoria.

Havendo concluído a leitura do aludido Manifesto, Victor Emanuel Vilela Barbuy fez uma breve exposição a propósito do Distributismo em terras pátrias, que serviria de base para seu artigo Aspectos do Distributismo no Brasil, publicado na mais recente edição da Revista de Geopolítica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).[1]

O Presidente da Frente Integralista Brasileira encerrou sua palestra  sobre as ideias distributistas ou partilhistas na Terra de Santa Cruz falando do Distributismo no pensamento e na obra de Gustavo Barroso e logo em seguida deu início ao segundo evento daquela tarde de 24 de novembro, dedicado, como restou dito, à memória desse grande, ilustre e injustiçado escritor jornalista, historiador, museólogo, folclorista, acadêmico da Academia Brasileira de Letras e líder e doutrinador integralista cearense e brasileiro. Tal evento iniciou-se com a palestra 130 anos de Gustavo Barroso, do próprio Victor Emanuel Vilela Barbuy, que nela discorreu longamente sobre a vida e a obra do autor de Terra de sol e de Brasil-colônia de banqueiros e se concluiu com as considerações do Dr. Rômulo Augusto Romero Fontes, fundador do jornal Ação Nacional e do Centro de Estudos Gustavo Barroso, e de sua esposa, D. Maria José.

 


Nota:

 

[1] Aspectos do Distributismo no Brasil, in Revista de Geopolítica, v. 10, n. 1, Natal, Jan./Jun. de 2019, pp. 45-59.

 

 


23/12/2018, 13:37:34



I Conferência Nacional Distributista e 130 anos de Gustavo Barroso | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..