Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Mesa Redonda sobre o integralismo em Jaraguá do Sul (SC)

A cidade de Jaraguá do Sul (SC) recebeu no dia 20 de outubro, pelo segundo ano consecutivo, a Mesa Redonda e uma exposição sobre o integralismo. Realizado no Museu Histórico Emílio da Silva, no centro da cidade, o evento foi amplamente divulgado pela imprensa local e contou com a participação de professores de história e também parte da comunidade interessada no tema.

Segundo a organização, o evento teve por objetivo “promover uma análise aprofundada sobre as gerações das famílias que participaram da Ação Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), movimento político lançado pelo escritor, poeta e político Plínio Salgado, responsável por enraizar marcas, ainda hoje presentes no Vale do Itapocu, em especial Jaraguá do Sul.”

Dentre os personagens ímpares da história regional que participaram deste período, destaca-se: Emílio da Silva, Leopoldo Augusto Gerent, Fernando Sacht, Ricardo Grüenwaldt e Nereu Ramos. A presença de farto acervo sobre as atividades dos camisas-verdes no Arquivo Histórico “Eugênio Victor Schmöckel” demonstra a difusão da doutrina Integralista em toda a região, ampliando o debate e divulgando valioso acervo da história regional, sendo uma real possibilidade em se debater os costumes de um período que provocou intensas rupturas na sociedade brasileira.

Exposição poderá ser visitada durante os meses de outubro e novembro. (Foto: História do Partido de Rep. Popular)  

Nesta linha das rivalidades políticas, ainda hoje é possível encontrar a Rua Domingos Rodrigues da Nova, criada pelo interventor Prefeito Leônidas Cabral Herbster para substituir o nome anterior do mártir Integralista Ricardo Grüenwaldt, homenageado pela Lei n°56, de 06 de setembro de 1937.

A realização da Mesa Redonda e a exposição contaram com o apoio de diversos órgãos municipais de Jaraguá do Sul, como a Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural e Museu Histórico Emílio da Silva.

Para o historiador e jurista Guilherme Jorge Figueira, também credenciado na Casa de Plínio Salgado, “nesta oportunidade foi possível ampliar o debate sobre os aspectos regionais da Acção Integralista Brasileira no interior do Estado de Santa Catarina, em especial Jaraguá do Sul, que contou com elevado sucesso eleitoral, elegendo em 1936, o Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, além de nove vereadores pertencentes ao movimento, como por exemplo, o próprio Emílio da Silva, aclamada personalidade catarinense, que foi presa durante a década de 1930, devido a sua participação no Integralismo.”

Aspecto da Mesa Redonda promovida pelo Museu Histórico Emílio Silva. (Foto: Jornal do Vale do Itapocu)

Ampliando o debate, durante os meses de outubro e novembro de 2015, a exposição sobre “O Integralismo em Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu” poderá ser visitada no primeiro andar andar do Museu Histórico, compondo o projeto sobre o resgate da memória política e regional.


Nova Offensiva


Com informações do Museu Histórico Emílio Silva, da Fundação Catarinense de Cultura e do blog História do Partido de Representação Popular.


23/10/2015, 14:04:21



Mesa Redonda sobre o integralismo em Jaraguá do Sul (SC) | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..