Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Museu recebe exposição sobre o integralismo

A cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, recebeu, no último dia 12, a exposição “Memórias do Integralismo no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul”. O evento, que contou com a presença de vários cidadãos e figuras ilustres da região, foi realizado no Museu Histórico Emílio da Silva. Na abertura, o museu organizou uma mesa redonda com o jurista e historiador especialista na história e legado do integralismo, Sr. Guilherme Jorge Figueira.

A exposição, que se encerrará no dia 30 de novembro, traz ao público a oportunidade de contato com objetos integralistas de elevado valor histórico-cultural, marcantes para a história da cidade e de seus habitantes. Em sua dimensão simbólica, a exposição busca retratar o legado do integralismo e de seus heróis, em defesa da tríade: Deus, Pátria e Família.

De acordo com o historiador Ademir Pfiffer, idealizador da exposição, o objetivo é recordar as lembranças dos 78 anos dos acontecimentos ligados à Doutrina do Integralismo, que marcou forte presença no Vale do Itapocu e em especial, na cidade de Jaraguá do Sul, cujo primeiro prefeito, o Sr. Leopoldo Augusto Gerent, foi eleito pela Acção Integralista Brasileira (AIB, 1932 – 1937) para o mandato que compreendeu os anos de 1936 a 1938.

Dada a relevância do evento para o cenário acadêmico, a Frente Integralista Brasileira (FIB), esteve representada na figura do Sr. Marcelo Carvalho, representante da organização na capital catarinense.

A Administração Nacional da FIB destacou em circular interna a seriedade com que foi organizada a exposição, cujo trabalho, de grande honestidade intelectual, deve servir de modelo para eventos futuros, que possam analisar com isenção os fatos históricos sem ser objeto de disputa ideológica.

 

Nova Offensiva

 

*** 

Acesse a entrevista do historiador Ademir Pfiffer a respeito do evento e de sua importância: http://www.jaraguaam.com.br/variedades/noticias/memorias-do-integralismo-do-vale-do-itapocu-e-jaragua-do-sul-sera-tema-de-mesa-redonda

Período: 12 a 30 de novembro.
Horários: De terça a sexta, das 7h30m às 11h30m e das 13hs às 16h30m; Sábado, das 9h às 12hs; Domingo, das 15 às 18hs.
Local: Museu Histórico Emílio da Silva, Praça Ângelo Piazera, s/n – Jaraguá do Sul, SC.


19/11/2014, 21:05:04



Museu recebe exposição sobre o integralismo | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..