Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Academia Brasileira de Letras doa acervo à FIB-RJ

Na quinta feira (19), a Academia Brasileira de Letras doou aos Núcleos Integralistas do Estado do Rio de Janeiro um vasto material de conteúdo Integralista. O acervo doado conta com preciosidades diversas e importantes como uma grande coleção do jornal “A Offensiva”, publicado em todo o país nos anos trinta pela Ação Integralista Brasileira.

A coleção doada está em ótimo estado e contem as primeiras 52 edições de “A Offensiva”, completa e sem falhas no número de páginas. Da mesma forma foram doadas edições de 1935 a 1936 e números esporádicos como os números 89, 160, 242, 266, 278, 295, 360, 537, 549, 557, 607, 621, 623, 638, 644 e 668. Também foram doadas uma publicação do Manifesto de Outubro de 1932 e outros jornais e periódicos como "A Província" (Bahia); "Fronteiras" (Recife); "O Jornal"; "Jornal do Commercio"; "O Macaco"; e "A Noite".

“O referido material foge um pouco da temática do nosso Arquivo, ou seja, não está centrado diretamente na Academia e nos seus Acadêmicos, embora tenha matéria importante de praticamente todos os acadêmicos que viveram neste período.” − Comenta Paulino Cardoso, Chefe do Arquivo da ABL, sobre o motivo da doação.

O Arquivo da ABL possui uma grande variedade de documentos textuais e iconográficos. É composto por correspondências, discursos, originais de obras literárias, fotografias e periódicos. Esses documentos, acumulados pela Academia desde a sua fundação, em 1897, recebem tratamento de acordo com as normas arquivísticas contemporâneas.

O material generosamente cedido pela ABL agora vai para os cuidados do “Projeto de Digitalização do Acervo”, programa da FIB-RJ para recuperar e democratizar o acesso das pessoas à vasta obra do Integralismo, que se desenvolveu desde a fundação da AIB. Os responsáveis pelo projeto informam que grande parte desse material será digitalizado e disponibilizado a todos os brasileiros, nos próximos meses.

O Presidente da FIB-RJ|NIERJ, Sr. Robson Peixoto agradeceu a doação e informa aos interessados que o novo conteúdo do acervo está à disposição de todos os pesquisadores interessados em estudar o Integralismo.


Por Jorge Figueira


21/02/2009, 13:45:16



Academia Brasileira de Letras doa acervo à FIB-RJ | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..